7 hábitos que prejudicam suas unhas que você nem imagina

Em busca de um visual perfeito, temos sempre que prestar atenção à saúde das unhas. No dia-a-dia, com a correria e estresse, deixamos de tomar cuidado com elas e, no fim, acabamos negligenciando alguns cuidados básicos com as nossas unhas.

Preparamos aqui sete hábitos que prejudicam suas unhas e como você deve previne-los

Má hidratação

As mão ressacas, além de ter uma aparência não tão bonita, são inimigas da saúde das unhas. Por mais que você tome cuidado e vá a manicure periodicamente, não vai ajudar nada se não manter suas mãos hidratadas.

O que fazer para se previnir?

Basta usar diariamente algum hidratante. Leve uma bisnaga em sua bolsa e passe em suas mãos sempre que lembrar. O uso de um hidratante com frequência, além de ser benéfico para saúde das suas unhas, vai retardar o envelhecimento da pele das suas mãos.

Não passar protetor solar

A maioria das mulheres tem cuidados com o rosto e sempre aplicam algum filtro solar para manter a pele mais bonita com o passar dos anos. Acontece que muitas mulheres esquecem da pele das mãos.

Você já deve ter notado que as mãos entregam a idade, por mais botox e outras cirurgias que a mulher possa te no rosto, as mãos não conseguem esconder a idade. Isso se deve à essa negligência de não aplicar filtro solar nas mãos. O resultado? Rugas e manchas.

Como resolver?

Sempre que aplicar protetor solar no rosto, aproveite a oportunidade para aplicar nas mãos também.

Não fazer uso de luvas de borracha na limpeza da casa

Apesar das diversas normas na produção dos produtos de limpeza, a sua toxidade é extremamente alta. Você já deve ter notado que o uso de produtos de limpeza deixam a pele das mãos ressecadas. Nas unhas o estrago é maior ainda. As unhas ficam inchadas no contato excessivo com a água e o esmalte dura menos.

Como resolver?

Sempre use luvas de borracha para fazer qualquer tipo de limpeza na sua casa. Além de usar as luvas, sempre deixe um par de luvas guardado por precaução, já que elas chegam a rasgar dependendo do tipo de produto que entra em contato.

Unhas não são ferramentas

Apesar de nossos ancestrais terem conseguido realizar muitos feitos evolutivos com o uso das unhas, nos dias de hoje temos maneiras mais inteligentes de abrir tampas e tirar a chave do chaveiro. O uso das unhas como ferramentas para fazer esse tipo de trabalho é muito prejudicial para saúde delas.

Fale a verdade, você já deve ter quebrado a sua unha fazendo algum tipo de “trabalho” desses, né?

O que fazer então?

Simples, use ferramentas ou chame seu marido/noivo/namorado/pai/vizinho!

Má alimentação

Como não poderia ser diferente, se você fumar, beber demais, comer junk food, além de não fazer para sua saúde, não faz bem para suas unhas.

Como se prevenir?

A ingestão de bastante água e uma alimentação com folhas verdes, que são ricas em magnésio e cálcio. Além disso, tome um polivitamínico diariamente.

Demorar muito para remover o esmalte

Já notou que, quando você fica muito tempo com o esmalte, surgem algumas manchas nas unhas? Esse é um sinal das unhas pedindo socorro pra você!

O que fazer

Logo que começar a descascar, remova o esmalte, seja nas unhas das mãos ou dos pés. Fique uns dias sem esmalte para deixar suas unhas respirarem.

Usar unhas de gel com muita frequência

Elas duram muito mais tempo e removê-las é sempre agressivo. Molhadas, elas ficam mais sensíveis, e o uso da acetona vai desidratar suas unhas.

O que fazer

Use também a manicure tradicional, não dispensando o óleo para cutículas para a hidratação das unhas e da sua pele.

Tirar as cutículas

Quanto mais tirar, mais vão crescer as cutículas. A pele resseca e fica vulnerável a infecções.

Como se prevenir

Existem alternativas ao alicate e aos “dentes” para você remover as cutículas. O uso do alicate faz crescer cada vez mais cutículas na região. Por outro lado os produtos de remoção de cutícula removem somente a pele morta.

Puxar o esmalte

Forçar a remoção do esmalte, sem removedor, é agressivo e acaba removendo micro camadas das suas unhas, isso em logo prazo pode ser muito prejudicial.

O que fazer

Acabe com a vontade de ficar puxando o esmalte mantendo lenços removedores sempre por perto.

Roer as unhas

É horrível, é feio e pode deformar as unhas para todo o sempre

Como resolver

Pinte as unhas com frequência. Se for preciso, procure ajuda de um psicólogo, pois é um transtorno que precisa ser tratado.